De Papo Pro Ar 63#: Patrícia Ahmaral lança tributo inédito ao poeta Torquato Neto

“Um Poeta Desfolha A Bandeira”, primeiro volume dedicado à sua obra musical foi lançado em 10 de novembro, data dos 50 anos de morte de um dos maiores letristas da Tropicália

 16/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 18/11/2022 as 11:16
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar 63#: Patrícia Ahmaral lança tributo inédito ao poeta Torquato Neto
/

O poeta piauiense Torquato Neto (1944-1972) é homenageado pela cantora mineira Patrícia Ahmaral com Um Poeta Desfolha A Bandeira, volume 1 do álbum duplo Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto. Esse é o assunto do De Papo Pro Ar, apresentado pelo radialista Cido Tavares.

O disco é o primeiro de uma intérprete no país dedicado às parcerias do artista, que incluem composições com nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico César, Rogério Skylab, entre outros. Personagem singular na cena cultural brasileira e um dos principais mentores do tropicalismo, Torquato cometeu suicídio aos 28 anos de idade, deixando um legado marcante, em poesia, jornalismo, cinema e música.

Com direção artística do compositor Zeca Baleiro, o álbum conta com contribuições marcantes nas canções, como a de Jards Macalé (voz e violão), que relê o próprio arranjo de 1972 para Let´s Play That (parceria dele com Torquato Neto), ou ainda de Chico César em Quero Viver (Chico César e Torquato Neto).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 11 de novembro de 2022. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.