De Papo Pro Ar #49: Toninho Carrasqueira lança o álbum “Oriente-se, Ocidente”

Obra tem origem na tese de doutorado do flautista e professor da USP, que busca estimular a criatividade do estudante de música

20/07/2022 - Publicado há 2 anos
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #49: Toninho Carrasqueira lança o álbum “Oriente-se, Ocidente”
/

O flautista e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Toninho Carrasqueira lançou recentemente o seu primeiro álbum autoral, Oriente-se, Ocidente, que traz 31 composições para flauta solo, duos e trios. O álbum está disponível no site do selo Lami (clique aqui), que produz a obra.

Como Carrasqueira explicou no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz) – levado ao ar no dia 15 de julho de 2022 -, o álbum foi concebido para ilustrar os procedimentos criativos propostos no livro Divertimentos-Descobertas – Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical (Editora da USP, 2017), que é resultado da tese de doutorado defendida pelo professor no Departamento de Música da ECA em 2011.

Na tese, Carrasqueira critica os métodos europeus adotados nas escolas de música do Brasil – a maioria deles do século 19 e da primeira metade do século 20. Segundo o professor, esses métodos sofrem a influência do pensamento originário da Revolução Industrial, no século 18, que promoveu a divisão do trabalho. Assim como numa indústria os operários se especializam em determinadas funções, na música houve uma especialização: muitas vezes o compositor e o maestro não tocam nenhum instrumento e o músico, mesmo um virtuose, não compõe nem rege. “Esses métodos são ótimos em vários aspectos, formaram virtuoses, grandes músicos e professores, mas não estimulam a criar.”

Pensando nisso, Carrasqueira elaborou a tese que busca estimular a criatividade do estudante de música. “Desde o começo eu proponho que a gente vá estudando os diferentes elementos da linguagem musical, como escalas e acordes, de forma criativa, criando nossos próprios exercícios”, diz o professor na entrevista em De Papo Pro Ar. Para ilustrar o que propõe na tese, Carrasqueira compôs os exercícios e estudos que agora formam o álbum Oriente-se, Ocidente. “A ideia é que o aluno use esses estudos como exemplo, como referência, para fazer as próprias composições.”

Ouça no link acima a íntegra do programa.

De Papo Pro Ar é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.