Conectados pela Música #4: Obras-primas da música têm o mar como tema principal

“Timoneiro”, de Paulinho da Viola, e outras composições fazem parte desta edição do podcast

 14/09/2021 - Publicado há 3 anos
Conectados pela Música - USP
Conectados pela Música - USP
Conectados pela Música #4: Obras-primas da música têm o mar como tema principal
/

Em 1996, um dos sucessos mais lindos da música brasileira se eternizou: “Não sou eu quem me navega/ Quem me navega é o mar”. A composição Timoneiro, de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, é uma das pérolas da MPB que ressaltam os atributos dessa imensidão azul. Seja por águas calmas ou “por mares nunca dantes navegados”, o mar sempre foi objeto da curiosidade humana. Escritores, poetas e pesquisadores se debruçaram sobre suas maravilhas e investigaram o que ele tem de mais fascinante.

Na música, toda essa riqueza ganha contornos diferentes, assumindo nuances ainda mais profundas. Em sua edição de 11 de setembro de 2021, o programa Conectados pela Música, da Rádio USP (93,7 MHz), trouxe sucessos nacionais e internacionais sobre o tema e exibiu canções que marcaram época, em diferentes idiomas.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

O programa Conectados pela Música vai ao ar quinzenalmente, aos sábados, às 23 horas, pela Rádio USP (93,7 MHz), inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio). Às terças-feiras, é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP. Produzido e apresentado pelo jornalista Vinícius Bernardes, com edição de som de João Carlos Megale, ele apresenta curiosidades do universo musical, a partir de sucessos do Brasil e do mundo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.