Momento Odontologia #103: Condições bucais da mãe podem influenciar desfecho da gestação, alerta especialista

No Agosto Dourado, mês da campanha que visa à proteção e promoção do aleitamento materno, USP anuncia a criação de rede de apoio interdisciplinar de cuidado à gestante, à puérpera e ao bebê, abordando o aleitamento materno desde a perspectiva biopsicossocial

 02/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #103: Condições bucais da mãe podem influenciar desfecho da gestação, alerta especialista
/

O podcast Momento Odontologia deste mês será voltado ao Agosto Dourado e neste episódio a professora Kranya Victoria Díaz-Serrano, do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP e representante no Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Ribeirão Preto, fala sobre os diversos aspectos que relacionam a amamentação e a saúde bucal.

Conta a professora que a Forp tem um projeto, ainda em estudo, que será “o espaço gerenciador de múltiplas ações, abordando o aleitamento materno sob o olhar da odontopediatria, desde a perspectiva biopsicossocial”. Trata-se do Projeto “Amamae – Aleitamento Materno: Ações Multidimensionais de Aconchego e Empatia”. Segundo a professora, a ideia é que o projeto crie canais de informação, articulação, engajamento e potencialização de ações em prol da lactância materna e do cuidado materno-infantil.

O Amamae deve criar uma rede que integre outras unidades da USP, maternidades, bancos de leite e outros órgãos públicos, de apoio interdisciplinar de cuidado à gestante, à puérpera e ao bebê. O serviço deverá investir na “promoção do aleitamento materno e do cuidado em saúde nestas fases da mulher e da criança, exaltando a importância dos mil primeiros dias de vida”, afirma a professora, explicando que os cuidados começam ainda na gestação.

Kranya fala durante o podcast sobre o Pré-Natal Odontológico, composto de duas vertentes: uma com foco no neonato e outra com foco no cuidado da saúde bucal da futura mãe. “É importante destacar que as condições bucais da gestante podem influenciar o desfecho da gestação”, alerta.

Além das intervenções odontológicas e dos cuidados da saúde da gestante, o Pré-Natal Odontológico também inclui um conjunto de orientações sobre os cuidados com o bebê, que podem favorecer o desenvolvimento integral da criança, incluindo os aspectos psicoemocionais a partir do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

Campanha promove o aleitamento materno

Até o próximo dia 7, ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2021, principal evento da campanha Agosto Dourado, que visa à proteção e promoção do aleitamento materno. Na edição deste ano, o tema é Proteja a Amamentação: Uma Responsabilidade Compartilhada.

Durante o período, diversas atividades são promovidas ao redor do mundo, programadas por diferentes organizações, “com o objetivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno”, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), explica Kranya.

Para saber mais sobre as ações da Forp durante a SMAM, siga no Instagram e fique por dentro da programação. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.