Ciência USP em Quarentena: o que precisamos saber sobre o mundo dos vírus?

Em meio a tantas notícias sobre a covid-19, demos alguns passos para trás. Voltamos ao básico para perguntar: o que exatamente é um vírus? É um ser vivo ou um pedaço de código genético flutuante? E de onde é que vêm os vírus?

Por
 28/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 31/05/2020 as 19:07
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP em Quarentena: o que precisamos saber sobre o mundo dos vírus?
/

Por causa da covid-19, já faz meses que o assunto mais falado do nosso dia a dia é um vírus. Em meio aos cuidados na prevenção à doença e de tantas notícias sobre o coronavírus, às vezes falta tempo para fazer as perguntas mais básicas sobre o universo desse “vilão” microscópico. Neste episódio da série Ciência USP em Quarentena conversamos com o professor Elliot Kitajima, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Ele é agrônomo, trabalha com vírus há mais de 60 anos e contou o que os cientistas sabem sobre as origens e o comportamento dos únicos seres acelulares do nosso planeta.

Apresentação e produção: Silvana Salles
Edição de som: Guilherme Fiorentini

Este episódio contém conteúdos da EBC.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.