Ciência USP #36: Presidencialismo de coalizão

Os anos de crise colocaram em pauta a necessidade de avaliarmos o nosso sistema político. Será que é preciso reformá-lo? Existe vacina contra a crise? E, falando em vacinas, neste episódio retomamos o nosso boletim da covid-19

Por
 27/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 28/11/2020 as 15:07
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #36: Presidencialismo de coalizão
/

Foram tantos anos falando sobre crise política que deu até para nos cansarmos. Porém, apesar do cansaço, o assunto não se esgotou. Nas ciências humanas, o debate sobre as causas da crise continua e parte dos pesquisadores atribui o problema às características do nosso sistema político, que é conhecido como presidencialismo de coalizão.

Será que uma reforma do sistema é o que procuramos para vacinar o Brasil contra a crise política? Neste episódio de Ciência USP, trazemos as avaliações de dois pesquisadores. Um deles é o advogado Luís Gustavo Faria Guimarães, que está cursando o doutorado na Faculdade de Direito da USP. A outra é Andréa Freitas, professora da Unicamp que tem doutorado pela USP e coordena o núcleo de pesquisa de Instituições Políticas e Eleições do Cebrap.

Falando em vacinas, neste episódio também retomamos o boletim da covid-19. No boletim, atualizamos o panorama da corrida pela vacina contra o coronavírus.

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Gabriel Guerra e Silvana Salles
Edição de som: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.