Ciência USP #35: Como calcular a população do futuro?

Neste episódio, falamos sobre dois assuntos que, acredite, estão relacionados à economia: estimativas da população mundial e beijos

13/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/11/2020 as 13:25
Ciência USP - USP
Ciência USP #35: Como calcular a população do futuro?
/

Atualmente, a população mundial é de 7,7 bilhões de pessoas. Acha muito? Todas as projeções indicam que o número vai aumentar ao longo deste século. Neste episódio, comparamos duas previsões recentes, uma da Organização das Nações Unidas e outra de um instituto norte-americano que saiu na revista científica The Lancet. Procuramos um demógrafo para perguntar como essas projeções são feitas. Ele nos contou que o estudo publicado na Lancet foi alvo de tantas críticas, que dois pesquisadores estrangeiros decidiram escrever um “contra-artigo” com cálculos corrigidos. Esse “contra-artigo” está disponível em versão preprint (não avaliado por pares) no repositório SocArXiv.

Também entrevistamos o biólogo Marco Antônio Corrêa Varella, pesquisador do Instituto de Psicologia da USP e premiado neste ano com a sátira mais famosa da ciência. Marco Varella foi um dos ganhadores do Prêmio IgNobel de Economia por uma pesquisa que correlaciona a frequência de beijos dos casais com o nível de desigualdade social dos países onde vivem. Em sua 30ª edição, o IgNobel é um prêmio criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research, e tem como lema “fazer rir e depois pensar”. A lista completa de ganhadores está no site da revista.

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Gabriel Guerra e Giovanna Stael