Ciência USP #32: Por que alimentação saudável virou polêmica?

Uma nota técnica do Ministério da Agricultura colocou o “Guia Alimentar para a População Brasileira” no centro de uma grande discussão. O pivô dessa história é o grupo dos ultraprocessados, um grupo de alimentos industrializados que fazem mal à saúde. E no boletim da covid-19: qual é a precisão dos testes rápidos para detectar o coronavírus?

Por
 01/10/2020 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #32: Por que alimentação saudável virou polêmica?
/

Há duas semanas, uma nota técnica do Ministério da Agricultura colocou o Guia Alimentar para a População Brasileira no centro de uma grande discussão. No pivô dessa história estavam os ultraprocessados, um grupo de alimentos industrializados que fazem mal à saúde. Os autores pediam a remoção do termo “ultraprocessados” do guia, que é uma publicação do Ministério da Saúde. A nota técnica foi criticada por cientistas de diversos países e acabou sendo rejeitada pela ministra Tereza Cristina. Neste episódio do Ciência USP, explicamos que polêmica foi essa e o que ela tem a ver com a ciência.

Conversamos com a nutricionista e epidemiologista Patrícia Jaime, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), grupo que fez a coordenação técnica e científica na elaboração do Guia Alimentar. Patrícia conta como foi desenvolvida a classificação de alimentos utilizada no guia e como ela funciona.

Também conversamos com a engenheira de alimentos Carmen Tadini, professora da Escola Politécnica da USP e vice-diretora do FoRC (Centro de Pesquisas em Alimentos, um centro de pesquisa, inovação e difusão da Fapesp). Carmen e um grupo de colegas escreveram um artigo defendendo a revisão do Guia Alimentar e criticando o uso do termo “ultraprocessados”.

E no nosso boletim da covid-19, comentamos a precisão dos testes rápidos para detecção do coronavírus.

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Giovanna Stael e Silvana Salles
Edição de som: Beatriz Juska e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.