Ciência USP #11: Novo parente na família humana

Conversamos com Mercedes Okumura, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP, para entender qual é a importância da descoberta do Homo luzonensis, cujos fósseis foram encontrados nas Filipinas. Também neste episódio: uma pesquisa da USP está analisando como o colostro impacta o desenvolvimento de bebês prematuros

 07/05/2019 - Publicado há 5 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #11: Novo parente na família humana
/

Recentemente, um grupo liderado por pesquisadores da França e das Filipinas descreveu uma nova espécie de hominínio que viveu entre 67 mil e 50 mil anos atrás no Sudeste Asiático. Os hominínios são o grupo de espécies que pertencem à mesma linhagem evolutiva que nós, os Homo sapiens.

Os cientistas batizaram nosso novo parente evolutivo de Homo luzonensis, em referência à ilha de Luzon, onde os fósseis foram encontrados. Segundo Mercedes Okumura, coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP, esse achado é importante porque os fósseis evidenciam uma anatomia de mosaico, que combina características mais recentes – presentes no Homo sapiens, por exemplo – com outras muito antigas, encontradas nos Australopithecus.

Mercedes não participou da pesquisa com os fósseis do Homo luzonensis, mas aceitou conversar com Ciência USP sobre o assunto. Ela também destacou a importância desse achado científico para entender melhor a pré-história da Ásia, região que sempre foi tratada de forma muito periférica pelos cientistas, mas que já trouxe contribuições relevantes para os estudos sobre evolução humana.

O artigo original sobre esse novo hominínio foi publicado na revista Nature em abril.

E também neste episódio…

Colostro é o leite secretado pela mãe nos primeiros dias depois do parto. Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP está pesquisando qual é o papel do colostro na formação da microbiota dos bebês, principalmente dos nascidos prematuros.

Ficha técnica

Apresentação e produção: Silvana Salles
Reportagem: Fabiana Mariz
Edição de som: Rafael Simões


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.