Ciência USP #03: podcast conta a história evolutiva de parasita da malária

Até recentemente, os cientistas acreditavam que o “Plasmodium vivax” – um parasita causador da malária – teria surgido no Sudeste Asiático. Mas um estudo contou uma história bem diferente. Também neste episódio respondemos a uma pergunta que muita gente já se fez: o que é que a gripe tem a ver com a pneumonia?

Por
 15/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 21/01/2019 as 10:44
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #03: podcast conta a história evolutiva de parasita da malária
/

O Plasmodium vivax é um parasita causador da malária. Nas Américas, é o principal responsável pela doença: segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, 64% dos casos estavam relacionados com infecções por esta espécie de protozoário em 2016.

Até recentemente, os cientistas acreditavam que o Plasmodium vivax teria surgido no sudeste da Ásia. Mas uma pesquisa publicada na revista científica PNAS conta uma história diferente. Ciência USP conversou sobre o assunto com o especialista em malária Marcelo Urbano Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Ele não participou do estudo, mas comentou as descobertas.

Neste episódio conversamos, ainda, sobre outras doenças: o que a pneumonia tem a ver com a gripe? Um grupo de cientistas integrado por profissionais da USP e de centros de pesquisa do Reino Unido e da Holanda mostrou como a inflamação causada pela gripe prejudica os mecanismos de defesa do organismo contra o pneumococo. Essa bactéria é responsável por três a cada dez casos de pneumonia.

Ficha técnica
Apresentação e reportagem: Silvana Salles
Redação: Luiza Caires e Silvana Salles
Edição: Silvana Salles e Rafael Simões
Sonorização: Rafael Simões

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Ciência USP. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Quinzenalmente, às terça-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.