O Plasmodium vivax é um parasita causador da malária. Nas Américas, é o principal responsável pela doença: segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, 64% dos casos estavam relacionados com infecções por esta espécie de protozoário em 2016.
Até recentemente, os cientistas acreditavam que o Plasmodium vivax teria surgido no sudeste da Ásia. Mas uma pesquisa publicada na revista científica PNAS conta uma história diferente. Ciência USP conversou sobre o assunto com o especialista em malária Marcelo Urbano Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Ele não participou do estudo, mas comentou as descobertas.
Neste episódio conversamos, ainda, sobre outras doenças: o que a pneumonia tem a ver com a gripe? Um grupo de cientistas integrado por profissionais da USP e de centros de pesquisa do Reino Unido e da Holanda mostrou como a inflamação causada pela gripe prejudica os mecanismos de defesa do organismo contra o pneumococo. Essa bactéria é responsável por três a cada dez casos de pneumonia.
Ficha técnica
Apresentação e reportagem: Silvana Salles
Redação: Luiza Caires e Silvana Salles
Edição: Silvana Salles e Rafael Simões
Sonorização: Rafael Simões
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Ciência USP. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
Quinzenalmente, às terça-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).