Brasil Latino: Wagner Iglecias e o futuro do Chile

Com a vitória de Gabriel Boric, a esquerda volta ao governo chileno. Haverá estabilidade política? A nova Constituição será resposta à desigualdade social?

 07/01/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Wagner Iglecias e o futuro do Chile
/

Na eleição de 19 de dezembro de 2021, os chilenos decidiram conduzir o jovem esquerdista Gabriel Boric ao histórico palácio La Moneda, de onde em 11 de setembro de 1973 o ex-presidente Salvador Allende saiu morto após o golpe militar comandado pelo general Augusto Pinochet. Quase 50 anos depois deste evento trágico, que resultou na morte de milhares de opositores, o Chile tem a oportunidade não apenas de redimir uma parte da sua história como também a chance de construir uma alternativa que garanta bem-estar e justiça para a maioria da população.

Quais serão os desafios que o presidente Gabriel Boric encontrará? A extrema-direita pinochetista, igualmente bem votada, colocará freios a este projeto? Quais serão os resultados da nova Constituição que está sendo escrita atualmente? Para falar das perspectivas do Chile, o Brasil Latino traz uma entrevista com o professor Wagner Iglecias, do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.