Brasil Latino – Vahan Agopyan e as universidades da América Latina

Para Vahan Agopyan, o continente precisa fortalecer convênios na área de pesquisa e expandir as redes de cooperação acadêmica atualmente existentes e das quais a Universidade de São Paulo faz parte.

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=306682

Brasil Latino – Vahan Agopyan e as universidades da América Latina
Brasil Latino

00:00 /

1X

O número chama a atenção: 251. Esse é o total de convênios de cooperação que a Universidade de São Paulo mantêm com instituições de ensino superior na América Latina. Mas, para o reitor Vahan Agopyan, é preciso muito mais para que o continente possa ser um polo importante de pesquisa e inovação. A USP faz parte também de redes de cooperação, onde tem um papel importante como referência de produção científica. “Estamos entre as melhores universidades das Américas e isso aumenta a nossa responsabilidade para colaborar na expansão da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, sem deixar de lado a integração cultural, tão importante para nós, latino-americanos”, afirmou ele em entrevista exclusiva ao Brasil Latino, na edição de 9 de março.

O reitor ressaltou a importância de a sociedade compreender mais e melhor o papel da universidade pública para o desenvolvimento do estado e do país. Recentemente, foi concluída a CPI das Universidades Públicas que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O resultado era o que se esperava: além de não haver sido constatada nenhuma irregularidade nas instituições mantidas pelo governo estadual, a conclusão foi que as universidades públicas tem um papel importante a cumprir. “Saí otimista desse processo de investigação porque, de certa forma, também nos mostrou a necessidade de aperfeiçoarmos nossa comunicação com a população e mostrar nossa produção acadêmica de excelência”, disse o reitor.

Marco Piva – Apresentador

Alexandre Vega – Produtor

Benê Ribeiro – Editor de áudio

Natasha Sanchez – Estagiária

Para entrar em contato escreva para ouvinte@usp.br.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.