Brasil Latino: Sonia Jaconi e a comunicação de resistência

O papel do comunicador no atual cenário de ataques à liberdade de expressão é o tema do programa desta semana

Jornal da USP
Jornal da USP
Brasil Latino: Sonia Jaconi e a comunicação de resistência
/

Muita coisa é falada sobre direitos humanos, mas pouco se fala que a comunicação é um desses direitos. A liberdade de expressão e o direito a ter uma comunicação plural constituem pilares fundamentais da democracia. No momento que a sociedade é invadida por fake news e ataques à imprensa, o Brasil Latino traz uma entrevista com Sonia Jaconi, diretora de projetos da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A entidade, que existe desde 1977, reúne professores, pesquisadores e especialistas da comunicação com o objetivo de compartilhar e transferir conhecimentos sobre os rumos da informação no mundo atual.

No dia 30 de junho, acontece o 1º Encontro da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social, com participação gratuita via remota. Em outubro, a Intercom realiza seu congresso anual com o tema Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania. Para mais informações, acesse www.portalintercom.org.br.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.