Brasil Latino: Roberto von der Osten e os bancários na América Latina

Dirigente sindical fala sobre os impactos das mudanças do sistema financeiro no mercado de trabalho

Jornal da USP
Jornal da USP
Brasil Latino: Roberto von der Osten e os bancários na América Latina
/

Em 1985, o Brasil tinha 1 milhão de bancários. Atualmente, são pouco mais de 500 mil. A redução é resultado direto das mudanças no sistema financeiro e nas formas de funcionamento da economia. O dinheiro físico está desaparecendo e os empregos nas instituições do setor estão diminuindo. Esse panorama é uma realidade em toda a América Latina.

Para falar desse cenário desafiador e também de PIX e criptomoedas, o Brasil Latino traz uma entrevista com Roberto von der Osten, historiador e secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores, a Contraf CUT.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.