Brasil Latino: Ricardo Alexandre e o poder evangélico

Neste episódio, tratamos da proximidade entre política e religião na América Latina

Por
 21/08/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Ricardo Alexandre e o poder evangélico
/

A crescente presença evangélica no Brasil e na América Latina está provocando inquietações que extrapolam a mera questão religiosa. Cada vez mais, essa vertente moderna do protestantismo histórico, conhecida como neopentecostal, adquire importância junto a uma população cujo cotidiano é marcado pela falta de esperança. Sem uma vida digna e com o aprofundamento das desigualdades sociais, a periferia das grandes cidades busca um conforto espiritual.

Nesta edição do Brasil Latino, falamos com o jornalista e escritor Ricardo Alexandre, autor do livro A verdade os libertará, que traça um panorama crítico da atuação das igrejas neopentecostais em direção a um projeto de poder. Filiado à Igreja Batista, Ricardo Alexandre conhece como poucos os mecanismos de funcionamento das instituições religiosas e como elas conectam suas ações de forma horizontal, a ponto de alcançar os lugares mais distantes e periféricos. Essa massa de evangélicos, estimada em 50 milhões de pessoas no Brasil, é capaz de influenciar resultados eleitorais e colocar em xeque a política e a até então poderosa Igreja Católica.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.