Brasil Latino: Pietro Alarcón e os desafios da Colômbia

Vitória do primeiro presidente de esquerda na história do país envolve esperança e temores

 24/06/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Pietro Alarcón e os desafios da Colômbia
/

Com uma vitória histórica, o economista Gustavo Petro e a advogada Francia Márquez assumem em agosto a Presidência e a vice-Presidência da Colômbia. Para chegar ao principal posto do país, derrotaram os partidos tradicionais no primeiro turno e, no segundo, o candidato populista de direita Rodolfo Hernández. A margem foi estreita (pouco mais de 3%), o que indica uma polarização que deverá ser enfrentada com diplomacia e senso de responsabilidade de lado a lado.

A Colômbia tem uma história marcada pela violência política onde não poucas vezes o próprio Estado foi seu principal promotor. Paramilitares, guerrilhas de esquerda e narcotraficantes são personagens que simbolizam décadas de violência, onde as principais vítimas foram a população e, principalmente, líderes dos movimentos sociais e políticos progressistas.

Os desafios para o novo governo são muitos, especialmente no que diz respeito à relação com as Forças Armadas, acostumadas a realizar operações repressivas contra civis e que contam com forte apoio militar dos Estados Unidos por meio de bases norte-americanas instaladas no país.

Para falar sobre a eleição na Colômbia e as perspectivas de pacificação, o programa Brasil Latino apresenta entrevista com o professor de Direito Constitucional da PUC-SP, Pietro Alarcón.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.