Brasil Latino: Pietro Alarcón e a crise na Colômbia

Proposta de reforma tributária do governo provoca uma onda de protestos nas principais cidades do país

Jornal da USP
Brasil Latino: Pietro Alarcón e a crise na Colômbia
/

A Colômbia vive atualmente uma instabilidade política agravada pela pandemia, que aprofundou a crise social. O presidente Iván Duque quis aprovar uma lei de arrecadação de impostos que conseguiu desagradar a muita gente porque, na prática, era uma iniciativa tipo Robin Hood invertida: tirava mais dinheiro da classe média e dos pobres e menos das classes mais favorecidas. A repercussão foi imediata e a crise estalou nas ruas. O governo retirou a proposta, mas os protestos continuam. Em Cali, principal foco do conflito entre manifestantes e forças policiais, já são 24 mortos e centenas de feridos, além de inúmeras prisões.

Mas o que está acontecendo nesse país que registra uma história de violência que passa por guerrilhas, tráfico de drogas, corrupção e pobreza? Nesta edição do Brasil Latino, o professor de Direito Constitucional da PUC-SP e dirigente da coalizão de oposição União Patriótica, Pietro Alarcón, explica a atual conjuntura política colombiana e o que ainda pode acontecer.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.