Brasil Latino: Pedro Costa Jr. e a nova geopolítica mundial

Guerra na Ucrânia, eixo China-Rússia, esfacelamento do centro político e riscos à democracia na América Latina exigem pensamento crítico inovador

 16/09/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Pedro Costa Jr. e a nova geopolítica mundial
/

O mundo está passando por fortes movimentos como se fossem o choque de placas tectônicas. A Rússia invade a Ucrânia depois de ter assinado uma “parceria sem limites” com a China. Trump perdeu a eleição, mas não perdeu seguidores nem a vontade de retornar à Casa Branca. A polarização interna acontece com os Estados Unidos mantendo poder, mas não mais a hegemonia absoluta. A Europa está sem fôlego e corre o risco de ficar sem gás no inverno. A China projeta ser a nação mais poderosa do mundo em duas décadas, enquanto a Rússia, a segunda maior potência militar do planeta, está ao seu lado para estabelecer uma nova hegemonia mundial que passa pelo Pacífico. Enquanto isso, na América Latina, a direita tradicional foi esmagada pela extrema-direita e, nas disputas eleitorais, o embate se dá entre essa nova onda de fanáticos extremistas e a centro-esquerda. Sempre com resultados apertados de um lado e de outro.

O que vai acontecer com a democracia já fragilizada pela desigualdade social? Vários assuntos e um entrevistado do Brasil Latino: Pedro Costa Jr., professor de Relações Internacionais, pesquisador da USP e especialista nas áreas de Economia Política Internacional e Filosofia Política. Ele é autor do livro O poder americano no sistema mundial moderno: colapso ou mito do colapso?, que trata da política externa dos Estados Unidos.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.