
Um novo governo sempre gera expectativas, principalmente na economia. O que vai fazer, por exemplo, para retomar a rota do crescimento depois de sucessivos anos de crise? O setor é chave para o desenvolvimento, mas tem sido pouco estimulado. Este é o caso das micros e pequenas empresas, responsáveis por 90% dos empregos formais no País.
Durante a pandemia, mais de 700 mil pequenos negócios fecharam as portas, enquanto outros milhares entraram na lista de devedores dos empréstimos bancários, incluindo o Pronampe, uma linha de financiamento do governo federal aberta em 2020 para minimizar os efeitos da pandemia.
Alta carga tributária, proporcionalmente maior àquela das grandes empresas, e desindustrialização do País são outras causas que preocupam as MPEs, como são conhecidas.
Paulo Feldmann, professor de pós-graduação na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da Universidade de São Paulo, fala ao Brasil Latino sobre os principais desafios das MPEs e como o atual governo federal pode ajudá-las a crescer por meio de políticas públicas de estímulo e financiamento.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.