Brasil Latino: Paulo Feldmann e a guerra na Ucrânia

Conflito na Europa oriental altera radicalmente os rumos econômicos no mundo. O que pode acontecer com o Brasil e a América Latina?

 11/03/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Paulo Feldmann e a guerra na Ucrânia
/

Mal começamos a sair da pandemia de covid-19, e a guerra na Ucrânia revela os limites da soberania dos países. Com a justificativa de conter o avanço da Otan, o presidente Vladimir Putin lança mão das armas e invade o segundo maior país do continente europeu, rico na produção de petróleo, gás, milho e trigo, entre outras comodities. A comunidade internacional através da ONU condena a ação russa, enquanto os Estados Unidos lideram a aplicação de sanções econômicas contra Moscou.

Isto traz consequências para o mundo todo, especialmente para os países europeus que dependem do gás de Moscou. Mas a diminuição da atividade econômica por conta da guerra pode atingir também a América Latina e, especialmente, o Brasil, cuja dependência dos fertilizantes russos sustenta boa parte da agricultura nacional.

Com o valor do barril do petróleo nas alturas, a política de preços da Petrobras de acompanhar a cotação internacional provoca um dilema crucial para o principal acionista da empresa: ou o governo federal congela o preço na bomba com subsídios generosos ou autoriza reajustes estratosféricos. O impacto econômico também vem na forma da alta do dólar, subida dos juros e diminuição do consumo com forte desemprego.

Estes e outros assuntos relacionados à guerra na Ucrânia são debatidos no Brasil Latino nesta entrevista do professor de pós-graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Paulo Feldmann.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.