Brasil Latino: Patrícia Paixão e a mídia contra-hegemônica

Pesquisadora analisa papel da imprensa alternativa na Argentina e no Brasil e seu impacto na formação do discurso na sociedade

 18/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/02/2022 as 17:42
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Patrícia Paixão e a mídia contra-hegemônica
/

Jornalista de profissão, Patrícia Paixão trabalhou durante cinco anos para entender o funcionamento e o impacto da mídia contra hegemônica em dois importantes países da América Latina: Argentina e Brasil. Pesquisou sete veículos argentinos e sete brasileiros para concluir algumas características fundamentais desse tipo de imprensa. Uma delas – a busca da pluralidade – convive com outra – a militância. Em ambos os casos, os veículos têm em comum o mesmo problema: a sustentabilidade financeira. A pesquisa se transformou em tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.