Brasil Latino: Moisés Marques e a conjuntura na América Latina

Cientista político analisa a atual situação política do continente no contexto de uma pandemia que agrava ainda mais as condições de vida das populações

Jornal da USP
Jornal da USP
Brasil Latino: Moisés Marques e a conjuntura na América Latina
/

Assassinato do presidente do Haiti, vitória da esquerda no Peru, ambiguidade dos governos da Nicarágua e El Salvador, eleições primárias no Chile, protestos no Brasil, na Colômbia e em Cuba. O que não faltam atualmente no continente latino-americano são fatos que merecem uma análise mais aprofundada. Afinal, o que está em jogo é o futuro de milhões de pessoas.

Para Moisés Marques, doutor em Ciência Política pela USP e coordenador de pós-graduação em Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a América Latina vive um déficit de democracia que possibilita o aparecimento de lideranças autoritárias e, ao mesmo tempo, desacredita as instituições. A judicialização da política, que coloca o processo democrático em xeque, é uma novidade no cenário. Para o entrevistado do Brasil Latino desta edição, o fator positivo é que, apesar dos problemas como a miséria e o desemprego, nem mesmo a pandemia da covid-19 está conseguindo impedir que aconteçam manifestações populares que reacendem a esperança em dias melhores para os povos do continente.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.