Brasil Latino: María Mercedes Montero e a Democracia na América Latina

Pesquisadora do Instituto Iberoamérica, da Universidade de Salamanca, prevê período turbulento para a democracia latino-americana

 16/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 20/04/2021 as 10:30
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: María Mercedes Montero e a Democracia na América Latina
/

A pandemia virou o mundo de cabeça para baixo, mas, como toda crise, afeta especialmente as regiões mais pobres e com instituições mais frágeis. É o caso da América Latina, considerado o continente que possui a maior desigualdade social do planeta, segundo estudos da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). A covid-19 pegou a região em cheio, piorando as condições de vida da população e aumentando as incertezas sobre o futuro.

Professora de Ciência Política e pesquisadora do Instituto Iberoamérica da Universidade de Salamanca, na Espanha, Maria Mercedes García Montero, tem analisado o comportamento da democracia na América Latina e vê com preocupação as consequências do extremismo de direita que ganhou força em vários países e cuja expressão mais conhecida é a do atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Com várias obras que discutem o papel do sistema presidencialista nas crises políticas, Maria Mercedes García Montero concedeu entrevista ao Brasil Latino.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.