Brasil Latino – Margareth Shepard e as manifestações antirracistas nos EUA

Assim que o processo de impeachment foi arquivado pelo Senado, em janeiro deste ano, Donald Trump parecia rumar para uma reeleição tranquila em 3 de

Por
 12/06/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - Margareth Shepard e as manifestações antirracistas nos EUA
/

Assim que o processo de impeachment foi arquivado pelo Senado, em janeiro deste ano, Donald Trump parecia rumar para uma reeleição tranquila em 3 de novembro. Mas aí veio a pandemia do novo coronavírus e sua administração começou a ser colocada em xeque pela forma de combater a doença. Desprezando as recomendações dos especialistas em epidemias e partindo para uma forte crítica à China e à Organização Mundial da Saúde, o presidente norte-americano entrou em conflito com governadores e prefeitos, algo muito similar ao que acontece no Brasil. O brutal assassinato de George Floyd, em Mineápolis, colocou uma pedra a mais no percurso de Trump, e agora as pesquisas indicam ligeira vantagem para o candidato democrata Joe Biden.

Para falar da atual situação política nos Estados Unidos, o Brasil Latino desta semana traz uma entrevista com a vereadora Margareth Shepard, a primeira brasileira a ser eleita para um cargo eletivo naquele país. Eleita e reeleita por um distrito de Framingham, na região de Boston, Margareth acredita que as manifestações antirracistas liberaram uma nova energia contra a política de extrema-direita de Trump, pressionando sua administração e abrindo focos de dissidência no próprio campo republicano.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.