Brasil Latino: Letícia Mourad e o trabalho decente na América Latina

Mudanças no mundo do trabalho recolocam desafios novos para a meta do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030

 10/06/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Letícia Mourad e o trabalho decente na América Latina
/

Quando a historiadora Letícia Mourad Lobo Leite pensou em fazer seu doutorado sobre o trabalho decente, conceito desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pandemia da covid-19 ainda não havia começado. O mundo do trabalho estava mudando. Com a pandemia, este processo se acelerou e nunca na história tantos novos desafios foram colocados para compreender o fenômeno da empregabilidade.

Os trabalhadores por aplicativos se multiplicaram no vácuo de uma desregulamentação quase total dos direitos trabalhistas e do Estado de bem-estar social. Some-se a este cenário um alto grau de desemprego e aquilo que foi concebido pela OIT no início dos anos 2000 sofreu uma grande reviravolta. Como enfrentar as novas relações de trabalho? Quais são as alternativas para a empregabilidade no mundo, especialmente no Brasil e na América Latina? Como atingir as metas da Agenda 2030?

Estas e outras questões são debatidas na entrevista ao Brasil Latino da doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, Letícia Mourad Lobo Leite.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.