Brasil Latino: Kelly Agopyan e Paloma Pitre falam sobre democracia participativa

As pesquisadoras comparam São Paulo e Cidade do México e falam sobre o ordenamento jurídico que garante participação popular e direito à cidade

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=322476

Brasil Latino

1X

A América Latina tem atualmente mais de 650 milhões de habitantes espalhados em 34 países. Cerca de 70% dos latino-americanos moram nas zonas urbanas. Com isso, tem crescido a importância das grandes cidades. Três capitais estão entre as 20 maiores do mundo. São elas: Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.

Os desafios de um continente historicamente desigual ficam ainda maiores no caso das grandes cidades latino-americanas. Um desses desafios é a superação dos graves problemas sociais com o envolvimento da população. É o caso da democracia participativa na formulação das políticas públicas e a necessidade do direito à cidade a quem nela vive.

No Brasil Latino desta semana, o debate é sobre a participação popular a partir do estudo comparativo de duas grandes cidades latino-americanas: São Paulo e Cidade do México. Para falar desse tema, as entrevistadas são Kelly Komatsu Agopyan, graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda no programa de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, e Paloma Gerzeli Pitre, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora do Centro de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas e mestranda no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.