Brasil Latino: Júlio Suzuki e Marilene Proença e os estudos sobre América Latina

Programa de pós-graduação na USP, com foco na América Latina, tem nova coordenação para o biênio 2021-2023

23/04/2021 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
/

Criado em 1988, na gestão do então reitor José Goldemberg, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (Prolam) da USP é temático, interdisciplinar e produz conhecimento sobre a realidade latino-americana nas dimensões social, econômica, política, educacional e cultural. A diretriz metodológica é traçada ao redor de três eixos de investigação nas áreas de humanidades e das ciências sociais aplicadas: Sociedade, Economia e Estado; Relações Internacionais e Práticas Políticas; Comunicação e Cultura. Desde 2015, vincula-se administrativamente à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Agora, o programa está sob nova coordenação. O biênio 2021-2023 será comandado pelos professores Júlio Suzuki, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Marilene Proença, do Instituto de Psicologia (IP). Nesta entrevista ao Brasil Latino, eles falam dos planos e projetos da nova gestão num cenário marcado pela pandemia da covid-19, que tem provocado alterações importantes no calendário letivo e nas pesquisas de campo.