Brasil Latino: João Carlos Salles e a universidade pública

Programa discute o papel da universidade pública e gratuita e a importância do ensino superior público como motor de desenvolvimento e inclusão social do País

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=332287

Brasil Latino: João Carlos Salles e a universidade pública
Brasil Latino

 
 
00:00 / 53:24
 
1X
 

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as disputas políticas se acentuam, e o papel do Estado se torna foco de debate. De um lado, os neoliberais minimizam o papel das instituições públicas em nome do livre mercado – para eles, o principal protagonista dos avanços econômicos. De outro, estão os defensores de um Estado mais atuante, promotor de desenvolvimento, especialmente em setores onde a iniciativa privada não demonstra interesse inicial de investimento. O fato é que nessa disputa também é colocado em xeque o papel da universidade pública e gratuita.

Reitor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andif), João Carlos Salles defende a importância do ensino superior público como motor de desenvolvimento e inclusão social do País. Ele garante que 70% dos alunos das instituições de ensino federais são de famílias de baixa renda. “Ao contrário do que alguns afirmam para justificar cobrança de mensalidade, a universidade pública não é para os ricos. Esses representam, quando muito, 10% do total de estudantes. Nos últimos anos, estamos incluindo cada vez mais jovens de famílias humildes”, afirma.

Salles também faz uma comparação do perfil dos estudantes brasileiros com o de outros países latino-americanos. Segundo ele, historicamente o investimento em educação faz a diferença. “Quando dou palestras em países do nosso continente, vejo que estou diante de alunos de graduação que, aqui no Brasil, teriam nível de pós-graduação.” Daí a necessidade de um forte investimento, duradouro e estável, do ensino fundamental à educação superior.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.