Brasil Latino: Glauco Arbix e a precarização da ciência

Professor de Sociologia da FFLCH-USP alerta para o retrocesso tecnológico que acontece no Brasil e na América Latina

 25/02/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Glauco Arbix e a precarização da ciência
/

Depois de presidir duas das principais instituições de pesquisa do País (Ipea e Finep), Glauco Arbix enfrenta atualmente o desafio de colocar a Inteligência Artificial como centro de suas preocupações para o avanço da ciência. Coordenador da Área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial USP-Fapesp-IBM, ele ressalta que o retrocesso que está acontecendo no País atualmente será sentido ainda por vários anos. E sem investimento em ciência e tecnologia, nenhum país consegue se desenvolver de forma soberana.

Recentemente, Arbix assumiu também a coordenação do Centro de Pesquisa China-Brasil para Inovação e Competitividade, um acordo de cooperação acadêmica entre o Centro de Inovação Inova USP, o Instituto de Pesquisa Belt and Road para Cooperação Internacional e Desenvolvimento e a Universidade Shenzhen. A aproximação com os chineses abre um novo espaço para inserir os temas da inovação e da competitividade na perspectiva de um continente menos dependente tecnologicamente.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.