Brasil Latino: Giorgio Romano e o investimento chinês na América Latina

A expansão da China é motivo de polêmica. O Brasil e o continente devem mesmo ficar preocupados?

27/11/2020 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Giorgio Romano e o investimento chinês na América Latina
/

Cada vez mais a presença chinesa no mundo tem provocado reflexões que tratam dos riscos de uma nova hegemonia que substitua a atual liderança dos Estados Unidos. A China se tornou o maior comprador de produtos brasileiros e exerce forte influência econômica em muitos países latino-americanos.

Para analisar esse cenário e as perspectivas de poder desse ator global cada vez mais relevante, o Brasil Latino traz nesta edição uma entrevista com Giorgio Romano Schutte, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Ele está lançando o livro Oásis para o capital – solo fértil para a “corrida de ouro”: A dinâmica dos investimentos produtivos chineses no Brasil (Appris Editora). A obra é resultado de pesquisa financiada pelo CNPq para o Observatório de Política Externa e de Inserção Internacional do Brasil.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.