Brasil Latino: Giorgio Romano e o investimento chinês na América Latina

A expansão da China é motivo de polêmica. O Brasil e o continente devem mesmo ficar preocupados?

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=373279

Brasil Latino: Giorgio Romano e o investimento chinês na América Latina
Brasil Latino

1X

Cada vez mais a presença chinesa no mundo tem provocado reflexões que tratam dos riscos de uma nova hegemonia que substitua a atual liderança dos Estados Unidos. A China se tornou o maior comprador de produtos brasileiros e exerce forte influência econômica em muitos países latino-americanos.

Para analisar esse cenário e as perspectivas de poder desse ator global cada vez mais relevante, o Brasil Latino traz nesta edição uma entrevista com Giorgio Romano Schutte, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Ele está lançando o livro Oásis para o capital – solo fértil para a “corrida de ouro”: A dinâmica dos investimentos produtivos chineses no Brasil (Appris Editora). A obra é resultado de pesquisa financiada pelo CNPq para o Observatório de Política Externa e de Inserção Internacional do Brasil.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.