Brasil Latino: Frei Betto e a espiritualidade latino-americana

Escritor e religioso fala da importância de Marx e Jesus Cristo nas lutas sociais do continente e diz que devemos prestar mais atenção ao silêncio

 04/02/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Frei Betto e a espiritualidade latino-americana
/

Autor de exatos 70 livros publicados em diversos idiomas, Frei Betto é um personagem que trafega com muita tranquilidade entre a religião e a política. Karl Marx e Jesus Cristo são personagens sempre presentes em suas reflexões. Preso pela ditadura militar, desenvolveu nos quatro anos de cárcere a habilidade literária, que herdou dos pais. Curiosamente, sua primeira obra, Cartas da prisão, foi publicada na Itália e serviu para divulgar ao mundo as denúncias de maus-tratos contra prisioneiros políticos no Brasil.

Depois de deixar a prisão, tem se dedicado ao que considera sua principal missão cristã: promover e assessorar os movimentos sociais na perspectiva de unir fé e política. Sua passagem de dois anos pelo governo do presidente e amigo Luiz Inácio Lula da Silva deixou uma lição importante: evitar ser picado pela mosca azul, ou seja, pela vaidade do poder.

Nesta entrevista, ele fala da necessidade do trabalho de formação política nas bases para a superação da sociedade de classes. “Precisamos de cidadãos e não de consumidores”, afirma Frei Betto. Por outro lado, ele vê a espiritualidade como uma das grandes riquezas da América Latina e aposta que momentos de silêncio são reveladores da presença de Deus.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.