Brasil Latino: Fábio Kerche e a erosão da democracia

Pesquisador da Universidade de Toronto avalia riscos para o Estado Democrático de Direito no Brasil

 23/09/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Fábio Kerche e a erosão da democracia
/

Sem preservar e acreditar na importância da democracia como regime que garante a liberdade não há como evitar investidas populistas, especialmente da extrema-direita. Este parece ser o cenário atual no Brasil e em alguns países que, mesmo pouco expressivos na geopolítica internacional, servem como ponta de lança para um movimento de recorte autoritário. Temas comportamentais como aborto, família, drogas e até mesmo o fantasma do anticomunismo ressuscitam temores morais em sociedades pouco politizadas. O resultado não é bom e fica pior ainda quando a Justiça é capturada por um ativismo seletivo como podem demonstrar os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É com base neste pano de fundo que o pesquisador da Universidade de Toronto e professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Fábio Kerche, escreveu, em coautoria com Marjorie Marona, o livro A Política no Banco dos Réus: a Operação Lava Jato e a Erosão da Democracia no Brasil (Autêntica, 2022). Ele é o entrevistado desta edição do Brasil Latino.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.