Brasil Latino – Eugênia Gonzaga e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos

Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista a procuradora Eugênia Gonzaga, ex-presidente da Comissão Especial sobre Mortos

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=288218

Brasil Latino – Eugênia Gonzaga e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos
Brasil Latino

 
 
00:00 / 55:30
 
1X
 

Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista a procuradora Eugênia Gonzaga, ex-presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Ela foi destituída do cargo após criticar comentários do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, preso pelo DOI-Codi em 1974 e declarado desaparecido. A Comissão Especial forneceu um atestado de óbito informando que ele morreu de forma violenta, “causada pelo Estado”.

A procuradora fala sobre a importância da Comissão, compara as ações do governo brasileiro com as de outros países latino-americanos que também passaram por ditaduras militares e investigaram os crimes cometidos por estes. No Brasil, através da Lei de Anistia, houve um certo silenciamento sobre o tema e muitos personagens envolvidos em crimes no período seguem sem julgamente até hoje, enquanto em outros países, como a Argentina, participantes do regime militar foram investigados e julgados por suas ações. Ela também conta sobre a repercussão da fala do presidente e as diferenças entre a maneira como ele lida com o tema e como seus antecessores lidavam. Confira.

Ficha técnica

Marco Piva – Apresentador, Alexandre Vega – Produtor, Benê Ribeiro – Editor de áudio, Ítalo Piva – Estagiário

Para entrar em contato escreva para ouvinte@usp.br.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.