
Ao contrário dos dias atuais, onde as redes sociais e suas diferentes plataformas cumprem o papel de conectar as pessoas de forma instantânea, a comunicação escrita era o meio preponderante de expressão. Um desses instrumentos eram as cartas que, para além de atualizar situações, dramas e conquistas pessoais, muitas vezes revelavam uma profundidade intelectual digna de serem publicadas.
Este é o caso da chilena Gabriela Mistral, primeira latino-americana vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, e da escritora argentina Victoria Ocampo. Com experiências e trajetórias distintas, elas produziram obras representativas da literatura do continente, mas ganha especial importância a troca de correspondência que mantiveram durante décadas.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.