O livre mercado é uma garantia constitucional e a iniciativa privada busca, em primeiro lugar, o lucro. Esta é a forma para a manutenção dos negócios e a geração de empregos, além da remuneração dos proprietários e acionistas.
Mas, será que este seria o único papel da iniciativa privada? Já há algum tempo, empresas tem buscado contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e socialmente justa por meio de fundações e institutos. Também o ambiente acadêmico tem feito pesquisas para entender este movimento e ajudar na construção de um país com melhores condições de vida para a população.
Para debater o investimento social privado, o jornalista Marco Piva recebeu no Brasil Latino o diretor-executivo dos Institutos Cyrela e Syn, Aron Zylberman, e o professor-sênior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo, Hélio Nogueira da Cruz.
A incorporadora e construtora Cyrela, por exemplo, mantem os Institutos Cyrela e Syn com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem mora no entorno dos seus projetos. A ideia, como explica seu diretor-executivo Aron Zylberman, é desenvolver projetos que promovam, principalmente, a geração de renda, formação profissional e educação.
Já no âmbito do ensino superior, o professor-sênior Hélio Nogueira da Cruz tem desenvolvido estudos que servem de referência para a governança corporativa com foco no investimento social privado.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.