Brasil Latino: Camilo Vannuchi e a vala de Perus

Em novo livro, pesquisador da USP revela informações sobre um dos mais emblemáticos episódios da ditadura militar brasileira

Por
 05/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 09/11/2021 as 18:36
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Camilo Vannuchi e a vala de Perus
/

A história do escritor e jornalista Camilo Vannuchi traz as marcas de um tempo sombrio do Brasil. Seu pai ficou preso seis anos durante o regime militar. Um primo, Alexandre Vannuchi Leme, estudante de Geologia da USP, foi torturado e morto em 1973. Para homenageá-lo, o Diretório Central dos Estudantes da USP leva seu nome.

Mas foi a partir do trabalho que fez na Comissão da Verdade da Prefeitura do Município de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, que Camilo Vannuchi se interessou por um dos episódios mais reveladores do que acontecia nos porões da ditadura militar brasileira: a vala clandestina no cemitério de Perus, na zona norte da capital paulista. O livro A vala de Perus: uma biografia (Alameda Editorial) traz novos detalhes sobre esse acontecimento.

Nesta edição do Brasil Latino, Vanucchi fala que, nesse local, em 1990, foi descoberta uma vala comum com mais de mil ossadas, muitas delas pertencentes a presos políticos assassinados pelo regime. O árduo trabalho de identificação das ossadas já leva mais de 30 anos e até agora somente três prisioneiros políticos tiveram suas identidades confirmadas.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.