Brasil Latino: Bruno Paes Manso e a guerra das milícias

Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP relata a história que vai dos esquadrões da morte às milícias no Rio de Janeiro

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=366303

Brasil Latino: Bruno Paes Manso e a guerra das milícias
Brasil Latino

 
 
00:00 / 54:47
 
1X
 

Para quem imagina que o fenômeno das milícias no Rio de Janeiro é algo recente, precisa ler o novo livro do jornalista Bruno Paes Manso, A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. Nesta edição do Brasil Latino, o pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP fala sobre a trajetória da violência que, numa espiral crescente, foi tomando formas cada vez mais próximas de uma ocupação criminosa do Estado do Rio de Janeiro.

Se antes o Rio convivia com bicheiros, grupos de extermínio, traficantes e facções criminosas, agora o território é disputado e controlado pelas milícias, formadas por policiais civis e militares, membros do Corpo de Bombeiros, políticos corruptos, bandidos comuns e lideranças comunitárias.

Também autor de A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, Paes Manso revela seu lado de repórter experiente e pesquisador rigoroso para apontar o perigo que ronda a democracia caso as milícias sigam ocupando cada vez mais espaço.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.