Brasil Latino: Brian Winter e as relações entre EUA e América Latina

Eleição de Biden abre a possibilidade de um novo tipo de relação com o continente para superar fase de afastamento comandada por Trump

Por
Jornal da USP
Brasil Latino: Brian Winter e as relações entre EUA e América Latina
/

O mandato presidencial de Donald Trump, nos Estados Unidos, foi marcado pelo afastamento de Washington da relação com a América Latina. A exceção ficou por conta da agressividade contra países considerados “inimigos”, como Cuba e Venezuela. O resultado dessa política foi o agravamento das condições econômicas desses dois países em razão do embargo econômico.

Com o início do governo Joe Biden, existe a expectativa de uma reaproximação que fortaleça as relações comerciais e pautas de interesse comum como, por exemplo, as questões climáticas e de direitos humanos. O relaxamento das proibições à imigração indica essa direção.

Mas como fica o caso do Brasil, cujo presidente teve um alinhamento automático a Trump nas pautas que agora estão sendo revisadas? Biden já sinalizou que deverá ter um tratamento que fortaleça a democracia em todos os seus aspectos, o que inclui temas que não são necessariamente de interesse do atual governo brasileiro.

Na entrevista ao Brasil Latino, o editor-chefe do Americas Quarterly, Brian Winter, faz uma análise das perspectivas das relações entre os Estados Unidos e a América Latina.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.