Brasil Latino: Aldaíza Sposati e o combate à pobreza

Metodologias aplicadas em políticas públicas de transferência de renda desconhecem a realidade das famílias mais pobres

 02/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 05/09/2022 as 7:12
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Aldaíza Sposati e o combate à pobreza
/

O presidente Jair Bolsonaro adotou o nome Auxílio Brasil para substituir o Bolsa Família e ter um programa para chamar de seu. A pandemia da covid-19 exigiu uma ajuda emergencial para os mais pobres que, no início, foi rejeitada pelo próprio governo. Na campanha presidencial o tema da pobreza está na boca de todos os candidatos e candidatas. Mas qual é a metodologia mais adequada para enfrentar de forma permanente o grave problema da pobreza no Brasil? Quais são as experiências existentes na América Latina?

Nesta entrevista ao Brasil Latino, a pesquisadora do CNPQ e professora-titular sênior da PUC-SP, Aldaíza Sposati, questiona a validade de programas que não levam em consideração as variáveis que o conceito da pobreza produz. Ela mesmo prefere usar o termo “exclusão da cidadania”. Ex-vereadora e ex-secretária da Assistência Social e das Administrações Regionais da cidade de São Paulo, Aldaíza acaba de lançar o livro Revelação da sindemia da covid-19, onde trata do problema da orfandade provocado pela pandemia.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.