Brasil Latino – A trajetória do teólogo que criou a Psicologia da Libertação na América Central

O jesuíta espanhol Ignácio Martín-Baró, assassinado em El Salvador em 1989, trouxe grande contribuição para o estudo da violência na América Latina e é tema de grupo de estudos no Instituto de Psicologia da USP.

20/03/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
/

A guerra civil em El Salvador, o menor dos países centro-americanos, terminou oficialmente em 1992, com o Acordo de Esquipulas. Mas deixou um imenso rastro de sangue. Estimativas falam em mais de 50 mil mortos em duas décadas de conflito. E foi a partir desse cenário de violência que o jesuíta espanhol Ignácio Martín-Baró criou uma nova forma de praticar a psicologia. A brutal desigualdade o levou a conhecer as comunidades pobres e a entender que um processo terapêutico só faria sentido se considerasse as condições específicas de cada indivíduo em seu meio social. Foi assim que ele criou a Psicologia da Libertação, que se tornou uma referência teórica no continente latino-americano.

No Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Martín-Baró é tema de um grupo de pesquisa que funciona há quatro anos, sob coordenação da diretora do IP, Marilene Proença. Ela e os professores Ignácio Dobles (Universidade da Costa Rica), Fernando Lacerda (Universidade Federal de Goiás) e José Fernando Andrade Costa (Universidade Estadual de Feira de Santana) concederam entrevista exclusiva ao Brasil Latino para falar da obra de Ignácio Martín-Baró e sua influência na psicologia latino-americana.

Marco Piva – Apresentador

Alexandre Vega – Produtor

Benê Ribeiro – Editor de áudio

Natasha Sanchez – Estagiária

Para entrar em contato escreva para ouvinte@usp.br

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.