Brasil Latino: a cena artística LGBTQ+ em São Paulo e Buenos Aires

Pesquisador vê diferenças e semelhanças dos artistas da comunidade nas duas principais capitais da América do Sul

Jornal da USP
Jornal da USP
Brasil Latino: a cena artística LGBTQ+ em São Paulo e Buenos Aires
/

A histórica invisibilidade da comunidade LGBTQ+ tem sido quebrada com a força dos movimentos sociais que colocam cada vez mais suas pautas na sociedade. Uma das principais ferramentas para romper o isolamento é a arte.

Numa pesquisa inédita, que se transformou em mestrado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP), Luiz Roberto de Almeida percorreu a cena artística das duas maiores capitais sul-americanas (São Paulo e Buenos Aires) onde encontrou desafios semelhantes e avanços importantes.

Nesta entrevista ao Brasil Latino, ele fala das entrevistas que fez, do peso do conservadorismo para impedir a aprovação de políticas públicas nos dois países e também da disposição dos artistas em travar uma luta desigual, mas com muita esperança.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.