Boa recuperação após retirada de câncer de mama depende de cuidados especiais e amparo emocional

Curativos, sultiã de algodão e confortável; produtos de higiene bem escolhidos; evitar movimentos dos braços e levantamento de peso; apoios psicológico e fisioterápico estão entre os principais cuidados pós-mastectomia

 25/08/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Boa recuperação após retirada de câncer de mama depende de cuidados especiais e amparo emocional
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Marislei Sanches Panobianco, para falar sobre as orientações no pós-operatório de câncer de mama. Marislei coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema) e é tutora da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer, ambos da EERP.  

Conta a professora Marislei que, após a cirurgia de retirada do câncer de mama, determinados cuidados são essenciais, principalmente nos primeiros dias, para uma boa recuperação, e também para evitar complicações futuras. Cerca de dois dias após o procedimento cirúrgico, o curativo deve ser retirado e a região, lavada delicadamente com água e sabão e secada corretamente.

Alerta que, durante o período de recuperação, atividades repetitivas com os braços, assim como carregar e levantar peso, devem ser evitadas. A escolha do sutiã e dos produtos de higiene durante o pós-operatório também merecem atenção. No caso do sutiã, é importante que a peça seja o mais confortável possível, de preferência feita com tecidos que permitam a respiração adequada da pele, como os de algodão, por exemplo. Além disso, a peça deve oferecer a sustentação necessária, sem apertar ou machucar. Quanto aos produtos de higiene como desodorante e sabonete, Marislei indica o uso dos neutros e sem perfume, além de aconselhar a escolha de produtos já conhecidos e utilizados pelas pacientes, para evitar alergias e irritações.  

Marislei também chama a atenção para a importância do acompanhamento psicológico e fisioterapêutico para as pacientes que passaram pela cirurgia de retirada do câncer de mama. O apoio multidisciplinar, lembra a professora, “traz muitos benefícios e o amparo emocional necessário durante o período de recuperação”. 

 

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.