Arte no Rádio #4: Peça “A Morta”, de Oswald de Andrade, continua enigmática

Obra criada pelo autor modernista em 1937 é adaptada para o rádio em mais um episódio do podcast “Arte no Rádio”

 26/05/2022 - Publicado há 2 anos
Arte no Rádio - USP
Arte no Rádio - USP
Arte no Rádio #4: Peça “A Morta”, de Oswald de Andrade, continua enigmática
/

Escrita em 1937 e editada pela primeira vez só 20 anos depois, a peça A Morta, de Oswald de Andrade, permanece indecifrável e enigmática, desafiando seus encenadores como só os grandes textos de teatro conseguem fazer.

O comentário é do professor Luiz Fernando Ramos, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, no podcast Arte no Rádio, publicado em 26 de maio de 2022, que traz a obra de Oswald de Andrade adaptada para o rádio. “Oswald se inspira em sua própria trajetória amorosa para compor o poeta de A Morta, essa fábula ultralírica e tragicômica”, acrescenta o professor.

A Morta foi pouco encenada. A primeira montagem profissional da peça foi feita por Emílio Di Biasi em 1974. Entre outras encenações, a Cia. dos Atores, do Rio de Janeiro, fez um montagem “antológica” do texto, segundo Ramos. O professor da ECA também foi responsável por uma versão da obra, intitulada A Morta Viva, de 2007, numa performance solo com materiais pré-gravados.

Ouça no link acima a peça A Morta, de Oswald de Andrade, com apresentação, roteiro e direção de Cynthia Gusmão e elenco formado por Renato Caldas (Poeta), Luiz Fernando Ramos (Hierofante), Cynthia Gusmão (Beatriz), Isa Kopelman (A Outra), Fernando Uzeda, Marta Fonterrada e Nivaldo Ferraz. Gravações de André Balboni e manipulação de áudio de Luiz Carlos Tutu. A edição é de Cynthia Gusmão.

O podcast Arte no Rádio é publicado no Jornal da USP sempre na última quinta-feira do mês. No domingo seguinte, às 22 horas, ele é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz), inclusive via internet, através do site da emissora

Ouça nos links abaixo os episódios anteriores do podcast Arte no Rádio.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.