Ambiente é o Meio #86: Gestão de riscos associados a incêndios na Amazônia une fronteira trinacional

A plataforma de pesquisa MAP-Fire, criada em 2019, trabalha com pesquisadores amazônicos para identificar as causas dos incêndios florestais

07/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 12/06/2023 as 7:20
Ambiente é o meio - USP
/

O Ambiente é o Meio desta semana recebeu Gleiciane Pismel, socióloga pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e Liana Anderson, bióloga da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para falar sobre o projeto MAP-Fire, plataforma montada para a apoiar a gestão de riscos ambientais da região que abrange Madre de Dios, no Peru, o Estado do Acre, no Brasil, e Pando, na Bolívia. O projeto juntou pesquisadores dos três países para debater a questão governança de incêndios florestais, incluindo as comunidades na preservação local.

Gleiciane fala sobre como tudo começou tendo em vista o entendimento quanto à governança dos incêndios florestais. Adianta que a governança é o conjunto de relações hierárquicas, tanto de fora das instituições como as interinstitucionais, e se dá pela análise de todo o conjunto que envolve pessoas. E, afirma, “uma das principais causas dos incêndios florestais na Amazônia são antrópicas, ou seja, ela vem à tona por meio das atividades humanas e a governança” aplicadas às regiões de floresta.

Os resultados dos estudos realizados pela plataforma durante a pandemia da covid-19, afirmam as entrevistas, mostram que 60% das 111 pessoas entrevistadas supõem que o desmatamento é primário nas causas de incêndios florestais, enquanto cerca de 58% acreditam que seja pela utilização do fogo em gestão agrícola e outros 39%, pelas secas.

Com essa realidade em mente, Liana acredita que a inclusão de pessoas da região no MAP-Fire possa auxiliar na preservação da floresta Amazônica. Com o projeto, “a gente conseguiu realmente entender a magnitude da importância das quatro pessoas que contratamos para o projeto, três delas estavam localizadas no Acre; então faz uma diferença muito grande” poder realizar a pesquisa sobre a Amazônia.

Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.