Ambiente é o Meio #85: Plataforma disponibiliza material educativo sobre a bacia hidrográfica do Rio Pardo

O Ambiente é o Meio desta semana entrevistou duas especialistas da USP em Ciências Ambientais

Por
 05/06/2023 - Publicado há 10 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #85: Plataforma disponibiliza material educativo sobre a bacia hidrográfica do Rio Pardo
/

O Ambiente é o Meio desta semana conversa com Anayra Giacomelli Lamas Alcântara, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela USP e Monise Terra Cerezini, doutora em Ciências Ambientais e Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As pesquisadoras se dedicam ao projeto Descobrindo as Águas do Guarani, que tem o objetivo de disponibilizar materiais educativos sobre as águas que compõem a bacia hidrográfica do Rio Pardo.

Anayra conta que materiais educativos sobre bacias hidrográficas existentes são poucos, com conceitos equivocados e que passam mensagem errada para o leitor, como, por exemplo, de que as águas subterrâneas são rios que correm livremente, desconectados das águas superficiais, o que não é verdadeiro. “As questões de geociências são complexas e de natureza abstrata e as águas subterrâneas são um exemplo disso.” 

Assim, se deram conta de que Ribeirão Preto é uma cidade grande e importante economicamente, e depende integralmente das águas do Aquífero Guarani, tanto para a população como para suas atividades econômicas, e as pessoas não sabem de onde vem e onde está a água que consomem. 

Monise cita a falta de conteúdo sobre bacias hidrográficas, e que os temas existentes não são acessíveis ou são de difícil entendimento ao público em geral. “Como pesquisadora, a ideia é de sempre tentar levar para a população, para a sociedade o que a gente produz na ciência.”


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.