
O Ambiente é o Meio desta semana conversa com Anayra Giacomelli Lamas Alcântara, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela USP e Monise Terra Cerezini, doutora em Ciências Ambientais e Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As pesquisadoras se dedicam ao projeto Descobrindo as Águas do Guarani, que tem o objetivo de disponibilizar materiais educativos sobre as águas que compõem a bacia hidrográfica do Rio Pardo.
Anayra conta que materiais educativos sobre bacias hidrográficas existentes são poucos, com conceitos equivocados e que passam mensagem errada para o leitor, como, por exemplo, de que as águas subterrâneas são rios que correm livremente, desconectados das águas superficiais, o que não é verdadeiro. “As questões de geociências são complexas e de natureza abstrata e as águas subterrâneas são um exemplo disso.”
Assim, se deram conta de que Ribeirão Preto é uma cidade grande e importante economicamente, e depende integralmente das águas do Aquífero Guarani, tanto para a população como para suas atividades econômicas, e as pessoas não sabem de onde vem e onde está a água que consomem.
Monise cita a falta de conteúdo sobre bacias hidrográficas, e que os temas existentes não são acessíveis ou são de difícil entendimento ao público em geral. “Como pesquisadora, a ideia é de sempre tentar levar para a população, para a sociedade o que a gente produz na ciência.”
Ambiente é o Meio