Ambiente é o Meio #82: Reciclagem do nitrogênio é prejudicada pelo excesso de produtos sintéticos

Após a revolução industrial compostos de nitrogênio passam a ser utilizados com foco na economia trazendo impactos para o meio ambiente

Por
 10/05/2023 - Publicado há 11 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #82: Reciclagem do nitrogênio é prejudicada pelo excesso de produtos sintéticos
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a pesquisadora Vanessa Teodoro Resende. Formada em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Vanessa é mestre pela USP em Pirassununga, no Departamento de Nutrição e Produção Animal, onde, hoje, faz doutorado. O assunto desta semana é a reciclagem do nitrogênio.

O nitrogênio é um elemento fundamental para a fisiologia das plantas e dos animais e, conforme explica Vanessa, sua reciclagem ocorre através de um ciclo, que passa pela absorção do nutriente da atmosfera pelo solo, a utilização do elemento pelas plantas, o consumo das plantas pelos animais e, por fim, os excrementos animais recompõem os nutrientes para o solo, isto, segundo a pesquisadora, em um ambiente perfeito.

Após a revolução industrial o ser humano conseguiu a capacidade de sintetizar o nitrogênio pelo processo da produção de amônia, a partir daí começou a produzir nitrogênio, quebrando a ciclagem da atmosfera para o solo. “A gente começou a influenciar o ciclo colocando muito do que chamamos de nitrogênio relativo, que são formas de nitrogênio não encontradas na atmosfera”, diz Vanessa.

A produção do nitrato de amônia e outros óxidos de nitrogênio para substituir o nitrogênio natural gera complicações para o meio ambiente, por meio do acúmulo do elemento e sua ligação com outras moléculas. Essa produção de produtos sintéticos, após a globalização, causou um desequilíbrio no ciclo do nitrogênio e em sua reciclagem.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.