Ambiente é o Meio #8: Energia elétrica será ainda mais comprometida pelas mudanças climáticas

Há sete anos, pesquisadores já alertavam sobre as consequências das mudanças climáticas na geração de energia elétrica brasileira

 25/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/09/2021 as 17:59
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #8: Energia elétrica será ainda mais comprometida pelas mudanças climáticas
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com José Wanderley Marangon Lima, professor titular da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), sobre mudanças climáticas e o efeito na geração de energia elétrica. Especialista em Engenharia Elétrica, Lima atua, principalmente, com reestruturação do setor elétrico, mercado de energia elétrica, tarifação da transmissão e distribuição da energia, operação de sistemas elétricos e confiabilidade composta.

Durante o podcast, o professor diz não estar surpreso com a redução das chuvas no Brasil, mas sim com a rapidez como essa redução ocorre. Esse fato, segundo Lima, impacta a geração de energia do País já que “ainda somos muitos dependentes da chuva” para o funcionamento das usinas hidrelétricas, geradoras do maior porcentual de energia, cuja matriz hidráulica corresponde a 63%. 

Lima conta que participou de um estudo, publicado em 2014,  que já mostrava a geração hídrica no País com “decréscimo em função das mudanças climáticas, dada a redistribuição das chuvas”. A pesquisa, segundo o professor, previu queda de 25% do projetado para a geração média de energia brasileira.

Alerta e fonte do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC (AR5), continua o professor, o estudo não foi creditado pelas autoridades brasileiras, tanto as do setor público quanto as do privado.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.