Ambiente é o Meio #79: Perfil Biodiversidade Brasileira faz a divulgação da fauna do País

Com mais de 300 mil seguidores no Twitter o autor do perfil João Pedro Salgado traz, além das curiosidades na área da Biologia, análises de casos causados por problemas ambientais

19/04/2023 - Publicado há 11 meses
Ambiente é o meio - USP

Ambiente é o Meio desta semana conversa com o graduando em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Pedro Salgado, que atua em divulgação científica na área de Ecologia e é fotógrafo da natureza há quatro anos. A conversa de hoje fala sobre o perfil Biodiversidade Brasileira, administrado por ele, no Twitter e os ataques de tubarões na costa do Nordeste.

Salgado conta que criou o perfil Biodiversidade Brasileira, ainda no início da graduação, pensando em valorizar a fauna do Brasil e, até hoje, toma conta de tudo sozinho. “No início a ideia foi essa, mas como conforme o ganho de visibilidade, eu vi que conseguiria falar de outros temas também, uns temas mais sérios, mais relevantes e não ficar só naquilo da parte da biologia que muita gente gosta, tem curiosidade”, diz Salgado.

Através do perfil, Salgado consegue levar informação para as pessoas e alertar sobre problemas ambientais, como no caso dos ataques de tubarões em Recife, Pernambuco. Para ele, falar sobre temas que envolvem ataques a humanos é sempre muito delicado e alerta que, tanto os tubarões quanto os humanos são vítimas dos problemas ambientais gerados pela construção do Porto de Suape nas décadas de 1980 e 1990. “A questão do porto modificou toda a questão da orla ali, alterando o fluxo dos rios que desaguavam ali perto da região onde ocorreu a maioria dos ataques. Hoje é um dos principais causadores desse problema que acontece nessa região do Nordeste”, diz o pesquisador.

Salgado lembra que na região de Recife os ataques de tubarões acontecem com frequência muito maior do que em outras partes do Brasil. “Lá aparentava ter condições favoráveis para os tubarões, mas a questão do Porto alterou todo aquele ecossistema. Hoje, depois de 30 anos, você vê que os tubarões não se alimentam das pessoas. Como a água às vezes é meio turva, no máximo ele confunde e acaba mordendo a perna ou braço da pessoa e logo solta, mas o problema é que uma mordida de tubarão é um estrago tremendo”, explica Salgado.

Ambiente é o Meio