Ambiente é o Meio #77: Restauração florestal da Mata Atlântica visa recuperar espécies nativas

Segundo especialista, a restauração florestal é uma ciência nova que estuda as características de cada local para o plantio de novas árvores

Por
 05/04/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 06/04/2023 as 15:49
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #77: Restauração florestal da Mata Atlântica visa recuperar espécies nativas
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a bióloga e doutora pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, Crislaine de Almeida, sobre restauração florestal da Mata Atlântica. A conversa traz a expertise de Crislaine na área de restauração florestal e educação ambiental, na qual divide o seu tempo com as pesquisas no laboratório.

A bióloga explica que a mata Atlântica é um hotspot, uma área que sofreu muito com o desmatamento por conta de sua localização desde a colonização do Brasil e foi também uma das primeiras florestas a serem restauradas, mas alerta que a restauração florestal ainda é uma ciência nova, que ainda necessita de estudo sobre as características de cada espécie presente.

 A restauração ambiental não pode ser confundida com o reflorestamento, segundo a pesquisadora, o reflorestamento leva em conta apenas o plantio de novas árvores, sem se preocupar com as características das espécies nativas que foram retiradas no desmatamento. Já, na restauração ambiental é feito um estudo da região e das espécies nativas para entender qual a melhor metodologia a ser empregada.

Crislaine é autora da tese O que se planta na restauração da Mata Atlântica: uma análise florística e funcional, realizada na Esalq e no Laboratório de Silvicultura e Pesquisas Florestais (Laspef) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No trabalho a bióloga analisou dados de 2002 a 2018 e comparou com os das florestas remanescentes, aquelas que permanecem intactas e ainda preservam a biodiversidade original da Mata Atlântica.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.